A primeira onda de remessas vai para profissionais de saúde e moradores de lares de idosos. As autoridades dizem que as vacinas devem estar disponíveis para todos até meados do próximo ano. Por enquanto, apenas a vacina da Pfizer está aprovada.
Outra vacina, da Moderna, será analisada por um painel de especialistas da agência reguladora FDA esta semana e pode ser aprovada logo em seguida. E vacinas de outras empresas também podem surgir nos próximos meses.
Prazos
Caminhões com a vacina da Pfizer passaram a fazer a distribuição pelo país já no domingo. Nesta segunda-feira, entregariam a 145 centros de distribuição em todo o país. Outros 425 locais receberão remessas na terça e os 66 restantes, na quarta.Desafios logísticos
O transporte rápido é a chave para esta vacina porque ela deve ser armazenada em temperaturas extremamente baixas. No domingo, os trabalhadores da Pfizer - vestidos com roupas amarelas fluorescentes, capacetes e luvas - não perderam tempo enquanto empacotavam os frascos em caixas. Eles escaneavam os pacotes e os colocavam em caixas de congelamento com gelo seco.As vacinas foram então retiradas das instalações da Pfizer em Portage, Michigan, para o Aeroporto Internacional de Grand Rapids, onde o primeiro avião de carga decolou. As remessas têm sensores GPS para serem rastreadas.
Doses na primeira fase
Cerca de 3 milhões. Quando os estados foram informados de suas alocações para o primeiro turno no início deste mês, os números foram baseados nas 6,4 milhões de doses da Pfizer que estavam prontas para distribuição.Como a vacina Pfizer requer duas doses, o governo está retendo as segundas vacinas para garantir que as pessoas possam tomá-las.
Outras 500 mil doses adicionais estão sendo mantidas em reserva para qualquer emergência.
Doses para cada estado
Autoridades note-americanas dizem que a quantidade se baseia na população de 18 anos ou mais em cada estado. As autoridades federais não divulgaram uma análise, mas alguns estados compartilharam suas alocações iniciais. O Colorado, por exemplo, afirma que deve receber 46.800 doses da vacina na primeira rodada, com outras esperadas nas semanas seguintes.Se a vacina Moderna receber aval, a remessa inicial para essa injeção seria de 95.600 doses.
A vacina Moderna será analisada por um painel de especialistas na quinta e logo depois poderá ser liberada para uso.
Pessoas a serem vacinadas até o fim de 2020
Até o final de dezembro, as autoridades americanas dizem que esperam vacinar 20 milhões de pessoas - o que significa que teriam cerca de 40 milhões de vacinas disponíveis.
O número está levando em consideração a vacina da Moderna, que também requer duas doses e ainda precisa superar os obstáculos regulatórios.
As autoridades esperam poder vacinar mais 30 milhões de pessoas em janeiro e 50 milhões em fevereiro.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás