"Registramos um trânsito de 1.000 caminhões na quinta-feira procedentes de Dover, 2.200 na sexta-feira e hoje (sábado) contamos 1.500 até as 18h (14h de Brasília). O trânsito diminui de forma considerável há algumas horas, pois a situação se normalizou no Reino Unido", informou à AFP Benoît Rochet, diretor-geral delegado da empresa que administra os portos de Calais e Boulogne-sur-Mer.
O porto ficou aberto excepcionalmente no dia de Natal (sexta-feira), mas só para ferries que levavam veículos de Dover para Calais.
No túnel do canal da Mancha, mil caminhões cruzaram a fronteira de Folkestone (Inglaterra) para a localidade francesa de Coquelles no sábado às 18h e cerca de 400 o fizeram no sentido contrário, segundo um porta-voz da Getlink, empresa que explora o túnel.
Milhares de caminhoneiros ficaram bloqueados no sul da Inglaterra depois que a França, após o anúncio de uma nova cepa da covid-19 mais contagiosa no Reino Unido, decidiu em 20 de dezembro fechar suas fronteiras aéreas e terrestres com seu vizinho britânico.
Embora o governo francês tenha autorizado o trânsito desde a quarta-feira pela manhã, exige um teste negativo de covid-19 para cruzar a fronteira a partir do Reino Unido.