O presidente americano, Donald Trump, criticou o vice, Mike Pence, nesta quarta-feira (6) depois que ele se negou a se opor à certificação do Congresso da vitória eleitoral do democrata Joe Biden.
"Mike Pence não teve a coragem de fazer o que deveria ter sido feito para proteger nosso país e nossa Constituição", tuitou Trump. "Os EUA exigem a verdade!".
Mike Pence didn%u2019t have the courage to do what should have been done to protect our Country and our Constitution, giving States a chance to certify a corrected set of facts, not the fraudulent or inaccurate ones which they were asked to previously certify. USA demands the truth!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 6, 2021
Trump fez esta declaração depois que Pence, desafiando o presidente, disse em um comunicado que não interviria para deter a ratificação da vitória de Biden, um procedimento constitucional.
Mike Pence divulgou a declaração enviada ao Congresso dos Estados Unidos dizendo que ele não tem "autoridade unilateral para decidir quais votos eleitorais devem ser contados”.
No documento, o republicano rejeita expressamente o pedido do presidente Donald Trump para invalidar a eleição. "Meu juramento de apoiar e defender a Constituição me impedem de reivindicar autoridade unilateral para determinar quais votos eleitorais devem ser contados e quais não devem.”
Na declaração, Pence ainda diz que tem dúvidas sobre a integridade eleitoral e que tentará garantir que elas sejam tratadas na Sessão Conjunta do Congresso, mas que "não acredita ter autoridade para contar ou rejeitar unilateralmente os votos eleitorais".