Os debates na Câmara dos Representantes e no Senado dos Estados Unidos sobre a certificação da vitória de Joe Biden na eleição presidencial foram interrompidos na tarde desta quarta-feira (6/1), após apoiadores do atual presidente, Donald Trump, invadirem o Capitólio. As salas onde estão os congressistas foram fechadas.
Confira: Apoiadores de Trump invadem Capitólio; veja vídeos
Leia Mais
Vídeo mostra mulher baleada no pescoço na invasão ao CapitólioVice-presidente dos EUA diz que não impedirá certificação da vitória de BidenTrump critica Pence por negativa em se opor aos resultados das eleiçõesDiante da confusão, Trump veio a público pedir a seus apoiadores que agissem de forma pacífica.
Logo após o início da sessão, os legisladores aliados de Trump questionaram a certificação dos votos do Arizona. Quando há uma objeção, os congressistas realizam um debate que pode durar até duas horas. Por isso, é esperado que a sessão se estenda até a noite.
O vice-presidente americano, Mike Pence, que preside a sessão, declarou em carta enviada aos legisladores que não pode interferir no processo, depois de ter sido pressionado por Trump.
Já o líder do Partido Republicano no Senado, Mitch McConnell, disse que as eleições de novembro de 2020 não foram "roubadas" e que não houve fraude disseminada no pleito
*Com informações da Associated Press