O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou o Twitter para falar sobre a invasão do Capitólio. Ele voltou a fazer teorias da conspiração e afirmou que eventos como esse só acontecem quando uma “sagrada vitória eleitoral” é “esmagadora”. Os tuítes foram apagados pela rede social.
“Estas são as coisas e eventos que acontecem quando uma sagrada vitória eleitoral esmagadora é tão sem cerimônia e cruelmente retirada de grandes patriotas que foram mal e injustamente tratados por tanto tempo. Vá para casa com amor e em paz. Lembre-se deste dia para sempre!”, escreveu o presidente.
Mais cedo, Trump voltou a dizer, sem provas, que a eleição foi fraudada.
"Eu conheço sua dor, tivemos uma eleição que foi roubada de nós, mas vocês precisam ir para a casa, temos que ter paz, respeito pelas pessoas da lei e da ordem. Não queremos ninguém machucado, é um momento muito difícil. Vão para suas casas, nós amamos vocês, eu sei como vocês se sentem", disse o presidente em vídeo publicado na rede social.
Depois disso, o Twitter anunciou que estava reduzindo o alcance das mensagens que alimentam a violência contínua no Capitólio dos Estados Unidos, obrigado a interromper a sessão dedicada a certificar os resultados das eleições presidenciais.
As mensagens detectadas "não poderão ser tuitadas, respondidas ou receber 'likes'", alertou o Twitter.
As mensagens detectadas "não poderão ser tuitadas, respondidas ou receber 'likes'", alertou o Twitter.
Todos os tuítes de Donald Trump foram apagados.
Entenda
Os apoiadores de Trump invadiram o Capitólio, que abriga o Congresso dos EUA, para impedir a sessão que oficializaria a vitória eleitoral do democrata Joe Biden.