Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a deputada democrata Nancy Pelosi pediu, nesta quinta-feira (07/01), o impeachment do presidente Donald Trump. Em pronunciamento, a parlamentar clamou ao vice-presidente do país, Mike Pence, que recorra à Constituição para afastar Trump. Ainda segundo ela, se nada for feito pelo poder Executivo, o Legislativo pode dar início aos trâmites para encerrar o mandato do republicano.
Leia Mais
Bolsonaro apoia alegação de fraude eleitoral de Trump após invasão do CapitólioSecretária de Transporte de Trump anuncia renúncia devido aos protestos no CapitólioBiden considera violência no Capitólio um dos 'dias mais sombrios' da história dos Estados UnidosO apelo de Pelosi engrossa as diversas manifestações de lideranças dos Estados Unidos após apoiadores de Trump invadirem, nessa quarta (6), o Capitólio, em Washington, que abriga o poder Legislativo.
Os radiciais paralisaram a sessão que, horas depois, certificou o democrata Joe Biden como presidente eleito. Os manifestantes chegaram a invadir o plenário da Casa Legislativa, depredaram as instalações e acuaram policiais.
Democrata teme janeiro de ‘terror’
Trump transmite o cargo a Biden no próximo dia 20. Um processo de afastamento por vias tradicionais, por meio do Congresso e sem a utilização da 25° Emenda, foi tentado em 2020, mas acabou barrado.Apesar do pouco tempo até a posse do novo chefe do Executivo dos Estados Unidos, Pelosi demonstrou preocupação com os rumos da nação. "Mesmo sabendo que faltam 13 dias, qualquer dia a mais significa terror para os Estados Unidos", afirmou.
Se a 25° Emenda for acionada por Pence e outros integrantes do governo, o presidente pode contestar. Assim, senadores e deputados deliberariam sobre o tema.