O democrata Joe Biden tomou posse nesta quarta-feira (20/01) e se tornou o 46º presidente dos Estados Unidos. Em seu discurso em Washington, ele ressaltou que “a democracia venceu”, mas afirmou que “há muito a ser curado” nos EUA. Ele prometeu ser um presidente de todos os norte-americanos e reforçou sua defesa da união do país, que atravessa a maior crise sanitária em mais de um século, devido à pandemia de COVID-19.
Leia Mais
Líderes mundiais parabenizam Biden e Kamala Harris por posse nos EUAPapa encoraja Biden a favorecer "reconciliação e paz" nos Estados Unidos e entre as naçõesJoe Biden toma posse nos EUA e defende a união: 'A democracia venceu'Joe Biden entra caminhando na Casa BrancaJoe Biden homenageia militares falecidos no cemitério de ArlingtonBill Clinton é visto 'dormindo' na cerimônia de posse de Joe BidenVeja como foi a cerimônia de despedida de Donald Trump Kamala Harris presta juramento como vice-presidente dos EUAJoe Biden, 2021
O discurso do democrata durou cerca de 20 minutos e ressaltou democracia em vários trechos e destacou expressão popularizada pelo ex-presidente Barack Obama. Em um momento de forte divisão interna e tensão, agravado pela invasão do Capitólio em 6 de janeiro, as palavras “nação”, “unidade”, “povo” e “americanos” foram recorrentes no pronunciamento oficial. Em momento em que a pandemia está em seu auge no país, a palavra COVID-19 não foi citada e “vírus” apareceu apenas quatro vezes na fala de Biden.
Donald Trump, 2017
A cerimônia de posse de Donald Trump, o 45º da história norte-americana, teve um discurso inicial com ênfase em união e referências internas marcantes, como "estados", "americanos" e "nação". Não ficaram de fora palavras ligadas a sua promessa de campanha durante a corrida eleitoral, principalmente as voltadas para a área econômica, como "empregos", "fábricas" e "riqueza". A política externa que defendeu na campanha aparece mais claramente nas expressões "protegidos" e "fronteiras".
Barack Obama, 2009
A nuvem de palavras do discurso de posse do primeiro negro eleito para a Presidência dos EUA revela que um slogan de campanha que se tornou mundialmente famoso (Yes we can) esteve presente na expressão "podemos". Outros termos para destacar união, como "vamos", "geração", "nação" e "comum", estiveram presentes. Na ocasião, Obama reforçou mensagens positivas, como "liberdade", "espírito" e "confiança".
As nuvens de tags ou nuvens de plavras são montadas a partir da repetição em um discurso: quanto mais vezes uma palavra se repete, maior esta palavra surge na representação gráfica. A imagem pode ser interpretada como uma tradução visual daquilo que o presidente decidiu reforçar.