O democrata Joe Biden tomou posse nesta quarta-feira (20/01) como o 46º presidente dos Estados Unidos. Ele substitui o republicano Donald Trump. A vice-presidente Kamala Harris e primeira mulher no cargo também tomou posse nesta tarde.
Leia Mais
Joe Biden entra caminhando na Casa BrancaJoe Biden homenageia militares falecidos no cemitério de ArlingtonBill Clinton é visto 'dormindo' na cerimônia de posse de Joe BidenJoe Biden toma posse nos EUA e defende a união: 'A democracia venceu'Posse de Biden: Lady Gaga canta hino dos Estados Unidos"Vamos começar tudo de novo, ouvir o outro, ter respeito pelo outro. A política não pode ser um fogo que destrói tudo, motivo para uma guerra total".
Biden também criticou a manipulação dos fatos e destacou a eleição de sua vice, Kamala Harris, a primeira mulher a ocupar a função no país. "Não me digam que as coisas não podem mudar."
Trump é o primeiro presidente em mais de 150 anos a faltar à posse do seu sucessor. Seu vice, Mike Pence, representou o governo durante a cerimônia.
Biden estava acompanhado pela sua família e sua mulher Jill Biden.
A posse foi a mais segura da história e teve mais militares do que os EUA têm no Iraque e no Afeganistão. Havia receio diante dos últimos acontecimentos, em que extremistas e apoiadores de Trump invadiram o Capitólio.
A cerimônia foi menor e teve apenas 1 mil convidados devido à pandemia de COVID-19.
Horas antes da posse Joe Biden anunciou o retorno dos EUA ao Acordo do Clima de Paris e à Organização Mundial da Saúde (OMS) e a revogação de diversas medidas de Trump.
Apoiadora do democrata, a cantora Lady Gaga cantou o hino americano durante a posse.
Quem é Joe Biden?
Biden volta à Casa Branca quatro anos depois de deixar a sede do governo norte-americano, como vice-presidente de Barack Obama. Com 78 anos, ele vai ser o mais idoso a assumir o cargo.
Presidente Católico
Pela manhã, Joe Biden assistiu a uma missa na Catedral de São Mateus, em Washington, acompanhado por líderes democratas e republicanos do Congresso.
Estava acompanhado da mulher, Jill Biden, pelos democratas Nancy Pelosi e Chuck Schumer, bem como pelos líderes republicanos Mitch McConnell e Kevin McCarthy.
*Com agências