O democrata Joe Biden prestou juramento como 46° presidente dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (20/1), em cerimônia nas escadarias do Capitólio, em Washington. A primeira-dama Jill Biden segurava a Bíblia enquanto marido fazia o juramento.
"Juro solenemente que vou desempenhar com fidelidade o cargo de presidente dos Estados Unidos. Farei tudo que estiver ao meu alcance para preservar, proteger e defender a Constituição", disse o agora líder norte-americano, com uma das mãos sobre uma Bíblia.
Biden volta à Casa Branca quatro anos depois de deixar a sede do governo norte-americano, como vice-presidente de Barack Obama. Com 78 anos, ele se torna o 46º presidente dos EUA e será o mais idoso a assumir o cargo.
Ele derrotou o atual presidente, o republicano Donald Trump, em uma eleição acirrada e atípica, realizada em meio à pandemia do novo coronavírus.
Biden obteve vitórias importantes em estados como Wisconsin, Michigan e Pensilvânia, que haviam sido conquistados pelo Partido Republicano nas eleições de 2016.
*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz