Wall Street operava no azul nas transações do meio-dia com o Dow Jones em alta de 0,6%.
Frankfurt subiu quase 0,8%, Paris fechou em alta de 0,5%, e Londres avançou 0,4%.
A Ásia teve uma sessão positiva no começo do dia.
No entanto, o euro se depreciou perante o dólar, diante da preocupação com a crise política na Itália e à espera das decisões sobre as taxas de juros do Banco Central Europeu.
"Os mercados europeus (estão) reagindo com otimismo, pois a posse de Joe Biden significa o fim de um período de quatro anos marcados pelo Brexit e a incerteza no comércio mundial", disse o analista do IG, Joshua Mahony.
"Com (o ex-presidente Donald) Trump e a perspectiva das negociações do Brexit no retrovisor, os mercados esperam quatro anos de maior estabilidade e menor incerteza", acrescentou.
"A nova administração busca começar com planos muito ambiciosos para lutar contra a pandemia e os danos econômicos que causou", disse Craig Erlam, analista na Oanda.
Na terça-feira, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, esteve perante os senadores durante sua sessão de confirmação e pediu a eles para aprovarem o novo pacote de gastos da administração americana para enfrentar a crise.
Ela também confirmou a intenção de continuar pressionando a China.
O nomeado secretário de Estado americano, Antony Blinken, disse aos senadores em separado que embora pense que "Trump estava correto ao aplicar uma abordagem mais dura com a China... Discurso muito na forma como atuou em diversas áreas".
Confira os principais índices:
Nova York - Dow: opera em alta de 0,6% a 31,117.49 pontos
Londres - FTSE 100: subiu 0,4% a 6,740.39 (fechamento)
Frankfurt - DAX 30: subiu 0,8% a 13,921.37 (fechamento)
Paris - CAC 40: subiu 0,5% a 5,628.44 puntos (fechamento)
Tóquio - Nikkei 225: baixou 0,4 a 28,523.26 (fechamento)
Hong Kong - Hang Seng: subiu 1% a 29,962.47 (fechamento)
Xangai - subiu 0,5% a 3,583.09 puntos (fechamento)
LONDRES