(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OSLO

Sírio de 16 anos é preso na Noruega acusado de planejar ataque


05/02/2021 14:21

Os serviços de segurança noruegueses anunciaram nesta sexta-feira (5) a prisão de um sírio de 16 anos suspeito de planejar um ataque contra um alvo não especificado.

O suspeito, preso na quinta-feira, é um sírio residente em Oslo há vários anos e que havia começado os preparativos para realizar um ataque, informou à AFP um porta-voz da Agência Norueguesa de Segurança Policial (PST).

"Ele é suspeito de planejar um ataque. É mais sério do que os casos habituais de participação ou tentativa de participação em uma organização terrorista", destacou o porta-voz Trond Hugubakken.

Um tribunal da capital norueguesa decretou nesta sexta a prisão preventiva por duas semanas.

O adolescente havia obtido "materiais perigosos", de acordo com a decisão judicial, que acrescenta que as suspeitas sobre um possível ataque estão claras em seu histórico de conversas.

"O tribunal considera que o acusado pode ser suspeito dos fatos descritos na acusação", disse a juíza.

Não foram fornecidas informações sobre a natureza do alvo, que, de acordo com elementos recolhidos pela AFP, se encontra em território norueguês.

"Ele afirma inocência e exige sua libertação. Sua idade não é compatível com uma prisão", disse Andreas Berg Fevang, o advogado do suspeito.

Segundo o jornal VG, o adolescente é simpatizante do grupo Estado Islâmico (EI) e teria chegado à Noruega por meio da reunificação familiar.

O PST não descartou mais prisões.

A polícia também acusou um norueguês de origem paquistanesa, repatriado por motivos humanitários no ano passado do campo de Al Hol controlado pelos curdos na Síria, de pertencer a uma organização terrorista.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)