Segundo esta pesquisa realizada pelo YouGov, 36% dos entrevistados disse apoiar a rainha Elizabeth II e a família real, enquanto 22% se posicionou a favor da ex-atriz americana e de seu marido, sexto na ordem de sucessão ao trono britânico, que vivem há um ano na Califórnia.
Mas o apoio aos duques de Sussex é mais forte entre os jovens de 18 a 24 anos (48%) do que entre os maiores de 65 (9%). Esses últimos são 55% a favor da família real, contra 15% dos mais jovens.
A divisão também é política: 38% dos eleitores do esquerdista Partido Trabalhista veem o casal com bons olhos, contra 15% que prefere a família real. Apenas 8% dos eleitores conservadores está a favor de Harry e Meghan, enquanto 64% apoia a coroa.
A pesquisa do YouGov, realizada com mais de 4.600 pessoas, revelou que 32% das opiniões sobre se o casal recebeu um tratamento justo ou injusto por parte da família real estão empatadas.
No entanto, 61% dos jovens de 18 a 24 anos considera que não eles receberam um tratamento justo, contra 15% dos maiores de 65 anos.
Harry e Meghan culparam a pressão midiática, o racismo e a incompreensão da família real pela sua saída da monarquia há um ano, lançando acusações polêmicas contra a realeza, em uma entrevista de duas horas com a estrela da televisão americana Oprah Winfrey.
LONDRES