Torcedores de outros países estarão vetados dos Jogos Olímpicos de Tóquio quando eles começarem, em quatro meses, afirmaram o Comitê Olímpico Internacional e organizadores locais neste sábado (20/03). A medida se deve para tentar conter contaminações por COVID-19.
A decisão foi anunciada após reunião virtual com o Comitê Olímpico Internacional, o governo japonês, o governo de Tóquio, o Comitê Paralímpico Internacional, e outros organizadores.
Leia Mais
China diz que discutirá mudanças climáticas e outros assuntos com EUACOVID-19: Miami Beach ganha toque de recolher devido a multidão de turistasCOVID-19: Europa tem manifestações contra restrições da pandemia"Para dar clareza a quem mora em outros países e comprou ingresso, e para permitir que eles ajustem seus planos de viagem neste momento, os responsáveis concluíram que eles não poderão entrar no Japão durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos", afirmou o comitê organizador de Tóquio em comunicado.
Ingressos serão reembolsados
Segundo relatos, cerca de um milhão de ingressos foram vendidos para fãs de fora do Japão. Organizadores prometeram reembolsos, mas isso será determinado pelos chamados "Revendedores Autorizados de Ingressos", que cuidam das vendas fora do Japão. Esses agentes cobram prêmios de até 20% do preço dos ingressos. Não está claro se esses prêmios serão reembolsados.
"Nós poderíamos esperar até o último momento para decidir, se não fossem os espectadores", disse Seiko Hashimoto, presidente do comitê organizador. "Eles precisarão conseguir hospedagem e voos. Então precisamos decidir cedo, ou causaremos muita inconveniência a eles. Eu sei que esse é um assunto muito difícil."
O presidente do COI, Thomas Bach, chamou a decisão de "difícil". "Nós precisamos tomar decisões que podem precisar de sacrifícios de todos", disse ele.
As principais perdas econômicas das vendas de ingresso perdidas são do Japão. O orçamento do comitê organizador local previa receita de US$ 800 milhões com venda de ingressos, a terceira maior fonte de renda no orçamento privado. Qualquer déficit no orçamento precisará ser compensado por entidades do governo japonês.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás