A partir desta terça-feira (30/3), os maiores de 30 anos já começam a ser vacinadas contra a COVID-19 no estado de Nova York, nos Estados Unidos. O anúncio foi feito pelo governador Andrew Cuomo.
Leia Mais
Biden: 90% da população adulta estará apta a tomar vacina em 19 de abrilApesar da vacinação em massa, Estados Unidos esperam quarta onda de COVID90% dos adultos americanos serão elegíveis à vacina anticovid até 19 de abril (Casa Branca)Canal de Suez: cargueiro é desencalhado, e circulação de navios é retomadaVida ao ar livre: com vacinação avançada, Inglaterra flexibiliza lockdown“Estamos dando um passo monumental na briga para vencer a COVID-19. Nova York vai fazer com que a vacina seja acessível para toda a comunidade, garantindo equidade, particularmente para as comunidades de cor, que muitas vezes são deixadas para trás”, disse Andrew Cuomo.
Outros estados também iniciaram a vacinação de pessoas consideradas fora dos grupos de risco, mas, mesmo com a campanha de imunização acelerada, o governador alertou a população para que continuem seguindo as medidas de proteção até que boa parte da população seja vacinada.
“Podemos ver uma luz no fim do túnel, mas até chegarmos lá, é importante que todo e cada nova-iorquino use máscara, respeite o distanciamento social e siga as normas de segurança”, ressaltou.
A situação de Nova York é bem diferente se comparada com o ano passado, onde o estado foi o mais atingido pela pandemia. Atualmente, cerca de 29% dos moradores já foram imunizados com a primeira dose – somando 9 milhões de doses aplicadas.
O estado tem adotado medidas de reabertura, como a volta dos eventos esportivos e shows. Na cidade de Nova York, restaurantes já podem receber 50% da capacidade nos ambientes fechados.
A expansão da vacinação dos EUA é efeito da meta estabelecida pelo presidente Joe Biden em vacinar a população nos 100 primeiros dias do governo. A meta inicial, de 100 milhões de doses em 100 dias, foi cumprida e dobrada para 200 milhões até o fim de abril.
*Estagiário sob supervisão da subeditora Kelen Cristina
*Estagiário sob supervisão da subeditora Kelen Cristina