Para combater os prejuízos causados pela pandemia de covid-19, a maior companhia aérea do Japão está oferecendo refeições na primeira classe de um avião em solo por US$ 540 (cerca de R$ 3 mil).
Várias companhias aéreas têm lançado mão de medidas criativas para dar nova finalidade aos milhares de aviões em solo durante a pandemia do novo coronavírus.
A indústria aérea global está enfrentando seu maior desafio de sobreviver em meio a duras quarentenas e restrições de viagens.
Agora, a Austrália está tentando colocar suas aeronaves no ar com um pacote de estímulo de US$ 1,2 bilhão (R$ 6,8 bilhões) para incentivar as viagens domésticas.
Muitas companhias aéreas vem encontrando maneiras criativas para aumentar suas receitas, com "voos para lugar nenhum" se mostrando populares, junto com jantares a bordo em aviões no solo.
Em outubro do ano passado, a Singapore Airlines disponibilizou almoços em um Airbus A380 estacionado no principal aeroporto da cidade-estado. Apesar do preço de até R$ 3 mil por refeição, as duas primeiras datas disponíveis se esgotaram em meia hora.
A refeição a bordo do avião da japonesa ANA acontece em um Boeing 777 estacionado no aeroporto de Haneda, em Tóquio.
Enquanto um assento na primeira classe custa 59,8 mil ienes (R$ 3 mil), os comensais podem optar por uma experiência mais barata na classe executiva por 29,8 mil ienes (R$ 1.515). A ideia do "restaurante com asas" partiu de funcionários que pretendiam fazer melhor uso dos aviões estacionados.
Na semana passada, a britânica British Airways também disponibilizou seu menu de primeira classe por meio de seu parceiro de catering DO & Co, embora essas refeições sejam para entrega em domicílio.
Há uma escolha de quatro kits diferentes de refeições caseiras, para duas pessoas e a partir de 80 libras (R$ 621).
De volta aos céus
Nesta quinta-feira, o governo australiano lançou seu pacote de estímulo de US$ 1,2 bilhão (R$ 6,8 bilhões) com o objetivo de fazer com que as pessoas gastassem em viagens domésticas. O esquema vai reduzir pela metade o preço de quase 800 mil passagens aéreas e vai até o final de julho.
Qantas, Virgin Atlantic e Jetstar lançaram tarifas pela metade do preço para mais de 20 destinos. A Qantas também está testando um aplicativo digital de viagens.
Na quarta-feira, o IATA, órgão global da indústria aérea, disse que um passe digital para os resultados dos testes e certificados de vacinas da covid-19 será lançado na plataforma da Apple em meados de abril.
"O aplicativo só terá sucesso quando as companhias aéreas, diferentes países e aeroportos o adotarem", disse um porta-voz da IATA, explicando que seu passe de viagem ajudará a agilizar os check-ins.
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