Graças à circulação de imagens da exposição "Na poeira de Sevilha, nas pegadas do Santo Tomás de Velázquez" (tradução livre), um especialista de arte apontou a obra em questão para Guillaume Kientz, diretor do Hispanic Society Museum de Nova York e ex-responsável da pintura espanhola no Museu do Louvre, disse o Museu de Orleans.
Segundo o centro, o historiador da arte publicará em breve um artigo em uma revista científica espanhola "sugerindo uma atribuição a Velázquez e seu ateliê".
Este quadro representaria "uma nova peça que faltava no quebra-cabeça do apostolado", uma série de quadros sobre os apóstolos, dos quais poucos são atribuídos oficialmente ao pintor sevilhano (1599-1660).
Essa obra, que pertence a um colecionador privado, representa São Simão sentado, como os outros apóstolos de Velázquez, explica o museu.
A partir de infravermelho e uma radiografia, as "análises revelam uma densidade de pigmentos e também de linhas brancas de posicionamento de vários contornos, que podem ser coerentes com o que foi observado nos outros apóstolos e vários quadros do jovem Velázquez", precisa.
O apóstolo "tem características muito parecidas, uma postura (...), outros elementos, como a textura da pintura, a grafia das letras, as dimensões" que apontam para esta teoria, declarou à AFP Corentin Dury, curador da exposição.
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