(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEERÃ

Rohani espera que seu sucessor conclua o acordo nuclear iraniano


14/07/2021 09:56

O presidente iraniano, Hasan Rohani, disse nesta quarta-feira (14) que espera que seu sucessor possa alcançar um acordo para levantar as sanções americanas contra seu país, o que implica que as negociações sobre o programa nuclear não serão concluídas antes do fim de seu mandato, em agosto.

A República Islâmica mantém negociações em Viena desde abril com as grandes potências para reativar o problemático acordo nuclear alcançado em 2015.

O acordo concedeu a Teerã uma flexibilização das sanções internacionais em troca de limitar seu programa nuclear, mas em 2018 o ex-presidente Donald Trump retirou unilateralmente os Estados Unidos do pacto e impôs novamente as sanções, deixando o acordo numa situação delicada, quase sem vida.

"O trabalho está pronto" para ser concretizado, disse o moderado Rohani referindo-se às negociações, durante uma reunião televisionada de seu gabinete.

"Temos a esperança de que esta 13ª administração consiga finalizar a tarefa", destacou.

Rohani deixará o poder no início de agosto nas mãos do ex-chefe do Poder Judiciário, o ultraconservador Ebrahim Raisi, que no mês passado se impôs nas eleições presidenciais.

O sucessor de Trump nos EUA, Joe Biden, manifestou sua intenção de voltar ao acordo e mantém negociações indiretas com o Irã, enquanto os outros Estados-membros do acordo (Reino Unido, China, França, Alemanha e Rússia) mantêm negociações em Viena.

Até o momento, foram seis rodadas de negociações, a última delas concluída em 20 de junho, sem nova data para uma próxima.

Estados Unidos e França alertaram o Irã no final de junho que o tempo para reativar o acordo se esgota, ao que Teerã respondeu que espera que outros "tomem as decisões".

O campo ultraconservador iraniano, que desconfia totalmente de Washington, atacou várias vezes Rohani pelo fracassado acordo nuclear, alcançado há seis anos.

Apesar disso, as principais figuras políticas iranianas manifestaram que o país deve buscar acabar com as sanções dos Estados Unidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)