Com quase 300 metros de altura, o SEG Plaza é um dos edifícios emblemáticos do distrito de negócios de Shenzhen, a enorme metrópole que se encontra em frente a Hong Kong.
Em maio, a torre de 78 andares començou a oscilar quando não havia ocorrido nenhum terremoto na cidade.
O prédio teve que ser fechado preventivamente durante a investigação.
Os inspetores chegaram à conclusão de que as oscilações foram causadas por "tremores" relacionados ao vento e ao envelhecimento do mastro no topo do edifício.
"A estrutura principal da torre SEG Plaza é segura", disseram em um relatório publicado nesta quinta. "A retirada do mastro pode resolver o problema dos tremores perceptíveis no prédio".
Segundo o laudo pericial, o SEG Plaza vibrou 21 vezes entre 18 e 20 de maio. As imagens publicadas nas redes sociais mostravam várias centenas de pedestres que fugiam do perímetro do edifício. Os comerciantes da torre foram obrigados a fechar nos dias seguintes.
Segundo um estudo publicado em abril na revista de engenharia Shock and Vibration, fortes oscilações devido ao vento ou aos terremotos "podem provocar rachaduras e até mesmo o desabamento" de edifícios de grande altura.
O SEG Plaza é o 18º maior arranha-céu de Shenzhen. Cinco dos edifícios mais altos do mundo estão na China, incluindo a Torre de Xangai, que tem 128 andares e 632 metros na capital econômica chinesa.
PEQUIM