Jornal Estado de Minas

LONDRES

Reino Unido mantém quarentena para britânicos vacinados que chegaram da França

Residentes britânicos da França, mesmo se totalmente vacinados, precisarão fazer quarentena ao chegar ao Reino Unido, anunciou o governo britânico nesta sexta-feira (16).



O Executivo já havia anunciado que residentes no Reino Unido e com esquema de vacinação completo não deveriam ser colocados em quarentena a partir de segunda-feira se viessem de países da chamada lista "laranja", que inclui destinos turísticos europeus como França, Itália ou Espanha.

Mas depois excluiu o país francês dessa regra devido "à presença persistente de casos na França da variante Beta, identificada pela primeira vez na África do Sul", disse o Ministério da Saúde em nota.

Consequentemente, qualquer pessoa que tenha estado na França nos dez dias anteriores à sua chegada à Inglaterra deve ser colocada em quarentena, inclusive em sua própria casa, e passar pelos testes da covid-19 no segundo e no oitavo dia após sua entrada.

O Reino Unido é um dos países mais afetados pelo covid-19 na Europa, com mais de 128.500 mortes. Os casos dispararam em duas semanas, ultrapassando os 50.000 casos diários nesta sexta-feira, um número que não era visto desde janeiro.

Mesmo assim, o primeiro-ministro Boris Johnson anunciou a suspensão de quase todas as restrições - ainda em vigor - a partir da segunda-feira.

audima