"Nova inscrição na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco: Paseo del Prado e Buen Retiro, paisagem das artes e das ciências (Espanha). Parabéns!", publicou no Twitter a entidade das Nações Unidas, cujo comitê está reunido na China para sua sessão anual.
O anúncio constitui um reconhecimento do eixo no centro histórico da capital espanhola formado pelo Paseo del Prado, uma ampla avenida arborizada, onde se destacam edifícios como o Museu do Prado, e, ao lado, o parque do Buen Retiro, área verde de 125 hectares muito frequentada pelos madrilenos.
"Madri e toda a Espanha estão hoje de parabéns" por este "merecido reconhecimento de um espaço na capital que valoriza o nosso legado histórico, artístico e cultural", comemorou no Twitter o presidente do governo, Pedro Sánchez.
A "excepcionalidade" da área "reside em apresentar um espaço de natureza urbana que surgiu em meados do século XVI como um arvoredo intramuros, constituindo o primeiro passeio dentro dos limites da cidade de todas as metrópoles e capitais europeias" para o proveito de "todos os cidadãos, sem distinção de propriedades ou classes", afirmou o Ministério das Relações Exteriores em nota.
No século XVII, "o estabelecimento do palácio do Buen Retiro como o segundo grande espaço público da cidade levou ao aproveitamento dos espaços situados a leste desta grande avenida, criando uma grande zona verde dentro da própria cidade", continuou o texto.
Toda a área recebeu uma "transformação qualitativa" no século XVIII, o que resultou em uma "extraordinária paisagem urbana" que tem sido apreciada até hoje por moradores e visitantes, mesmo em momentos como a pandemia de coronavírus, quando tem sido uma área de descanso e entretenimento, acrescentou o comunicado.
audima