Uma emblemática foca-monge da ilha grega de Alónissos, Kostis, foi morta por um arpão no sábado (24/7), causando indignação entre habitantes e defensores do meio ambiente, anunciou uma ONG local.
Leia Mais
Religioso que zombava de vacinas nas redes morre por COVID-19 nos EUARegião etíope de Amhara convoca cidadãos a lutar contra os rebeldes de TigréLyniv se torna primeira mulher a reger uma ópera no Festival de BayreuthA verdade revelada por trás da misteriosa 'Porta do Inferno' construída pelos romanosÁbaco, a milenar ferramenta de cálculo usada no Japão para reforçar a memória"Infelizmente, mais uma vez, está provado que a maldade humana e a estupidez não têm limites! Hoje (sábado) fomos informados que a jovem foca-monge Kostis, que nos últimos meses havia se tornado o mascote de Alónissos, foi abatida intencionalmente", disse a ONG grega MOm.
O animal "foi executado à queima-roupa com um arpão de besta", postou no Facebook a organização, que se esforça para proteger esta espécie ameaçada de extinção no Mediterrâneo.
A entidade disse à AFP que alguns moradores da ilha de Folegandros, nas Cíclades, encontraram a foca macho em 2018, muito debilitada após a passagem do furacão Zorbas.
De acordo com a mídia, estão tentando localizar o autor do crime.
"Esta notícia foi recebida com muita tristeza não só pelos membros da ONG, que durante vários meses cuidaram de Kostis, mas também por todos os habitantes e visitantes sensibilizados de Alónissos que tiveram a sorte de admirar Kostis de perto", acrescentou MOm.