"O estado de Nova York exigirá que os profissionais de saúde que atendem pacientes em hospitais estaduais sejam vacinados para ajudar a manter os pacientes e trabalhadores seguros", disse Cuomo.
Cuomo disse que dezenas de milhares de funcionários estaduais teriam que mostrar um comprovante de vacinação ou realizar testes semanais a partir de 6 de setembro.
Mas ele anunciou medidas mais rígidas para os profissionais da linha de frente dos hospitais estaduais, reafirmando que eles não terão a opção de fazer o teste.
Cerca de 59% de todos os moradores elegíveis da cidade de Nova York - a mais populosa do país com cerca de 8,5 milhões de habitantes - receberam pelo menos uma dose.
No início desta semana, a Califórnia e a cidade de Nova York anunciaram que os funcionários públicos precisariam ser vacinados ou testados semanalmente.
A ordem da Califórnia se aplicará a cerca de 240.000 funcionários estaduais e centenas de milhares de profissionais da saúde do setor privado e o cumprimento total será exigido até 21 de agosto.
A norma na cidade de Nova York entrará em vigor em 13 de setembro e se aplicará a mais de 300.000 funcionários da cidade, incluindo policiais, bombeiros e professores.
O Departamento de Assuntos dos Veteranos dos Estados Unidos se tornou a primeira agência federal a impor uma ordem semelhante ao anunciar o pedido de vacinação para mais de 100.000 membros de sua equipe de saúde na segunda-feira.
As medidas surgem em um momento em que o governo dos Estados Unidos luta para aumentar as taxas de vacinação, que estão paralisadas há meses, apesar de o país ter a maior oferta de imunizantes do mundo.
audima