O Brent do Mar do Norte para entrega em outubro fechou a 71,44 dólares o barril em Londres, alta de 1,14%. Em Nova York, o WTI para setembro subiu 1,40%, a 69,25 dólares. Os dois contratos de referência caíram 7,5% na semana passada.
"O mercado tem a impressão de que a Opep já decidiu aumentar sua produção em 400.000 barris por dia a cada mês, durante 14 meses", comentou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates. Segundo ele, o cartel "segue preocupado com a possibilidade de a variante delta levar a confinamentos e impactar de forma negativa a demanda de cru". "Não acredito que irão responder ao chamado", estimou.
A queda dos preços foi revertida progressivamente após a divulgação das reservas comerciais de óleo cru nos Estados Unidos, que caíram levemente, em 450.000 barris, durante a semana que terminou em 6 de agosto, somando 438,8 milhões de barris (mb).
Os estoques de gasolina também caíram na semana passada nos Estados Unidos, um sinal animador sobre a demanda do maior consumidor mundial de petróleo.
audima