"No meio da semana, a promotoria de Zurique apreendeu nesta cidade uma pintura roubada de um castelo sérvio na década de 1990. Esta pintura é considerada um importante bem cultural nacional na Sérvia", disse a polícia em um comunicado.
A obra do pintor Vlaho Bukovac, intitulada "sabor Blagovestanski", e apreendida na quarta-feira, foi roubada do castelo de Celarevo em 1993.
Várias pessoas foram presas na Suíça e na Sérvia, graças à colaboração das autoridades. A polícia cantonal de Zurique afirmou ter detido um sérvio de 44 anos e um sérvio suíço de 76 anos na cidade na quarta-feira.
O Ministério Público da cidade abriu um processo criminal contra os dois homens. O sérvio de 44 anos foi libertado na quinta-feira, sem maiores detalhes da polícia.
A agência de notícias Beta informou que três suspeitos foram detidos na Sérvia. De acordo com a imprensa local, a polícia revistou os apartamentos desses três suspeitos no centro de Belgrado na quinta-feira.
O pintor nasceu em 4 de julho de 1855 em Cavtat (Croácia, então parte do Império Austro-Húngaro) e morreu em Praga, em 23 de abril de 1922.
A pintura apreendida na Suíça representa um encontro histórico dos sérvios em 1862, uma espécie de parlamento que pedia autonomia e direitos para seu povo dentro do Império Austro-Húngaro.
Bukovac é famosa por ter pintado os retratos dos reis sérvios Alejadro I e Pedro I.
audima