Jornal Estado de Minas

RIADE

Seis sauditas detidos por assédio contra turista estrangeira

Seis sauditas foram detidos por assediarem uma turista estrangeira em Riade, anunciou nesta segunda-feira o Ministério Público da Arábia Saudita, que recentemente criminalizou este tipo de agressão contra as mulheres.



"Teve início uma investigação contra seis cidadãos de aproximadamente vinte anos, sobre o incidente de sua reunião em torno do veículo de uma turista estrangeira, a qual assediaram verbalmente", declarou uma fonte do Ministério Público citada pela agência de imprensa oficial SPA, sem dar mais detalhes sobre a identidade da mulher.

Os seis suspeitos, que reconheceram os fatos, permanecerão detidos "durante a investigação", acrescentou a SPA, destacando que podem enfrentar penas de vários anos de prisão.

A repressão ao assédio sexual é recente na Arábia Saudita, um país muçulmano muito conservador no qual a questão da violência sexual e dos direitos da mulher era, até poucos anos atrás, extremamente tabu.

O governo adotou em maio de 2018 uma nova lei que criminaliza o assédio sexual com cinco anos de prisão (excluindo as circunstâncias agravantes) e uma multa equivalente a cerca de 69.000 euros (81.000 dólares).

audima