(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VANCOUVER

Terminam no Canadá audiências de extradição de diretora da Huawei


18/08/2021 20:34 - atualizado 18/08/2021 20:37

As últimas audiências de extradição para os Estados Unidos da diretora financeira da empresa chinesa Huawei terminaram nesta quarta-feira (18) em Vancouver, concluindo quase mil dias de batalha legal e crise diplomática.

Meng Wanzhou, 49 anos, filha do fundador da gigante das telecomunicações, Ren Zhengfei, foi detida em 1º de dezembro de 2018 no aeroporto canadense de Vancouver a pedido de Washington, que deseja julgá-la por fraude bancária.

"Devo informar a data na qual tomarei minha decisão na audiência de remissão de 21 de outubro", disse a juíza Heather Holmes na Suprema Corte da Columbia Britânica.

Esta última série de audiências, que começou este mês, ocorreu depois que a Justiça chinesa condenou o empresário canadense Michael Spavor a 11 anos de prisão por espionagem, e outro canadense, Robert Lloyd Schellenberg, à pena de morte por tráfico de drogas.

A prisão da diretora financeira da Huawei no Canadá foi seguida, dias depois, pelas de Spavor e do ex-diplomata canadense Michael Kovrig na China, e provocou uma crise diplomática entre Pequim e Ottawa.

Meng Wanzhou é acusada de fraudar o banco suíço HSBC por camuflar os vínculos entre a Huawei e a Skycom, uma subsidiária que vendia equipamentos de telecomunicações para o Irã. O banco correu o risco de violar as sanções dos Estados Unidos contra Teerã ao autorizar transações em dólares para a Huawei.

Mas seus advogados dizem que os Estados Unidos não têm jurisdição no caso e os direitos de sua cliente não foram respeitados. O processo sofreu várias reviravoltas nos quase três anos desde sua prisão.

Nas últimas semanas, a defesa de Meng voltou a acusar funcionários canadenses e americanos de abuso processual e pediu a sua libertação. Em caso de apelação, o processo pode levar anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)