O furacão Grace chegou à costa caribenha do México na madrugada desta quinta-feira (19/8), e percorreu a península de Yucatán, liberando chuvas intensas que afetaram resorts turísticos. Os hotéis precisaram ser evacuados. O Grace era uma tempestade tropical, mas, nos últimos dias, ganhou força e passou a ser considerado um furacão.
Leia Mais
Último sobrevivente do Khmer Vermelho nega responsabilidade no genocídio cambojanoEUA retirou cerca de 7.000 pessoas do Afeganistão desde 14/8Afegãos desafiam Talibã e filho de lendário comandante pede armasChega a 11 número de mortos no México por passagem do furacão GraceNos EUA, polícia do Capitólio ordena evacuação de prédio após ameaça de bombaPolícia investiga 'ameaça de bomba' perto do Congresso dos Estados UnidosO furacão, que já atingiu Jamaica, Haiti e as Ilhas Cayman, deverá tocar o solo em Yucatán. Grace "se encontra sobre o território de Quintana Roo (…) seus ventos de furacão são sentidos na parte central do Estado, e as rajadas de tempestade tropical, em Cancún, Isla Mujeres e Puerto Morelos", tuitou Carlos Joaquín, governador desse Estado mexicano que se estende pelo Caribe.
Na quarta-feira (18/8), autoridades locais desalojaram turistas e alguns moradores de centros de veraneio de baixa densidade populacional próximos da área de impacto de Grace, .
Às 9h (horário de Brasília), a tempestade já estava sobre o solo, a 70 quilômetros da cidade de Valladolid, no Estado de Yucatán, de acordo com o relatório do NHC. "Espera-se que Grace se mova sobre a península de Yucatán hoje e sobre o sudoeste do Golfo do México", informa o boletim do centro americano. O furacão, que deve permanecer na categoria 1, volta a atingir o solo, na costa mexicana, entre sexta e sábado. (Com agências internacionais).