Os corpos de pelo menos três pessoas foram vistos na multidão do lado de fora do aeroporto de Cabul, segundo imagens de televisão mostradas no sábado (21/8), enquanto milhares de afegãos tentavam desesperadamente fugir do regime talibã em uma evacuação caótica.
Leia Mais
COVID-19: 'Você não é um cavalo', ironiza agência sobre uso da ivermectinaGrace deixa oito mortos depois de entrar no México como furacão'Abandono' ocidental do Afeganistão é 'perigoso e desnecessário', diz ex-premier Tony BlairO repórter da Sky, Stuart Ramsay, que estava no aeroporto, disse que as pessoas na primeira fila estão sendo "esmagadas" e que os médicos estão correndo de vítima em vítima. O canal também mostrou vários feridos.
Ramsay explicou que as pessoas estão "desidratadas e apavoradas". Outras imagens mostram soldados apontando uma mangueira para a multidão, alegando que estavam usando "qualquer coisa para refresá-los".
O aeroporto de Cabul tem visto cenas de desespero desde que os talibãs assumiram o controle da capital em 15 de agosto. Dezenas de milhares de afegãos esperam em pleno sol por horas, e até dias, por sua eventual retirada.