Jornal Estado de Minas

NOVA YORK

Tempestade tropical deixa milhares de americanos sem luz

Mais de 100 mil pessoas no nordeste dos Estados Unidos estavam sem luz neste domingo, após a passagem da tempestade tropical Henri, informou um site especializado, enquanto o presidente Joe Biden pedia cautela diante do risco de inundações.



Mais de 70 mil pessoas no estado de Rhode Island, 30 mil em Connecticut e 10 mil em Massachusetts foram afetadas pelo apagão de hoje, segundo o site poweroutage.us.

A tempestade tropical tocou o solo americano em Rhode Island às 12h15 locais, segundo o serviço meteorológico nacional. Em seu boletim das 21h GMT, o Centro Nacional de Furacões (NHC) informou que Henri registrava ventos máximos de 65

É importante monitorar a situação e estarem preparados em casa e na vizinhança. Certifiquem-se de contar com suprimentos, incluindo remédios, alimentos, água e rádios a bateria em caso de cortes de energia prolongados", advertiu o presidente Biden durante entrevista coletiva no fim da tarde.

Henri, que foi rebaixado de furacão a tempestade tropical nesta manhã, deve se deslocar mais lentamente nas próximas horas, observou o NHC, acrescentando que o fenômeno climático poderia "se estagnar perto do limite entre os estados de Nova York e Connecticut esta noite".

O nordeste dos Estados Unidos não costuma ser afetado por tempestades desse tipo, que tendem a atingir com mais frequência os estados mais ao sul.

Conforme a superfície dos oceanos se aquece, os furacões se tornam mais poderosos, explicam os cientistas. Portanto, representam um risco cada vez mais importante para as comunidades costeiras.

Apesar de o governador de Rhode Island, Dan McKee, ter dito que houve grandes enchentes em algumas áreas, reações iniciais de moradores parecem indicar que a tempestade não foi tão forte quanto o esperado.

"Fomos salvos", disse à AFP James Kiker, morador de Newport, na manhã deste domingo, assinalando que observou "poucos danos" em sua vizinhança.



audima