Alguns dos voos de retirada de afegãos e estrangeiros feitos por países ocidentais fizeram escala nos Emirados e no Catar. Ambos serviram de base para seus aviões.
Das 28.000 pessoas que chegaram aos Emirados, cerca de 12.000 foram para o Reino Unido, e 9.000, para os Estados Unidos.
Antes da queda de Cabul, esta monarquia já havia ajudado a retirar mais de 8.500 pessoas. O funcionário, que pediu para não ser identificado, não especificou quando isso aconteceu.
No momento, os Emirados abrigam, de forma temporária, 8.500 pessoas retiradas de Cabul. A maioria deve viajar para os Estados Unidos nos próximos dias. Alguns se encontram hospitalizados, ou recebem atendimento médico.
Países ocidentais, entre eles Reino Unido, França e Estados Unidos, fazem os últimos voos de retirada do Afeganistão. Abu Dhabi espera que a operação esteja concluída até o final do mês, disse a mesma fonte da AFP.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, definiu para 31 de agosto o fim da retirada das tropas estrangeiras do Afeganistão.
audima