Esses cidadãos cubanos "foram levados sob custódia federal depois de chegar a bordo de uma embarcação caseiro" à cidade de Marathon, em Florida Keys, disse no Twitter o chefe da patrulha de fronteira no setor de Miami, Thomas G. Martin.
O grupo - cinco homens e uma mulher - é da cidade de Matanzas, no norte de Cuba, afirmou ao Miami Herald um porta-voz da patrulha.
As autoridades americanas já haviam detido 27 cubanos na semana passada: 14 que chegaram na sexta-feira à ilha de Key Largo e 13 que chegaram a Key West na terça-feira.
E no sábado, a guarda costeira resgatou um cubano a bordo de uma balsa improvisada perto de Key Biscayne. O homem contou que estava à deriva havia 10 dias e que três pessoas que viajavam com ele morreram no caminho, disse a guarda em nota.
As autoridades dos EUA notaram um aumento na migração de Cuba por via marítima nos últimos meses. Entre outubro de 2020 e setembro de 2021, foram detidos cerca de 700 migrantes cubanos a caminho da Flórida. No mesmo período do ano anterior, foram 49.
Cuba, atolada em sua pior crise econômica em três décadas, viveu em julho protestos sociais sem precedentes.
Além da pandemia de covid-19, a ilha sofreu as consequências da queda da economia da Venezuela, seu principal suporte nos últimos anos, e do endurecimento do embargo americano durante a gestão de Donald Trump.
LARGO
Twitter
MIAMI