O Zoo Aquarium de Madrid indicou em comunicado que a fêmea, Hua Zui Ba, deu à luz o primeiro filhote por volta das 8h30, após mais de quatro horas do parto, enquanto o segundo veio ao mundo após o meio-dia.
Nas imagens do nascimento, a fêmea aparece expelindo o primeiro filhote, um pequeno animal sem pelos e de pele rosada que emitia guinchos altos, depois lambendo para limpá-lo e colocando-o no colo.
Os recém-nascidos "ficarão totalmente dependentes da mãe nos próximos quatro meses" até que possam andar por conta própria, explicou o zoológico.
Dois técnicos da Base de Reprodução de Pandas de Chengdu, na China, ajudarão os veterinários locais a cuidar dos gêmeos, cujo sexo ainda não foi determinado, segundo o comunicado.
O casal de pandas gigantes Hua Zui Ba e seu parceiro Bing Xing tiveram quatro outros filhotes no passado.
Este novo nascimento "constitui uma grande contribuição no campo da conservação de espécies ameaçadas", acrescentou o zoológico.
A reprodução dos pandas, tanto em cativeiro quanto na natureza, é complicada, segundo os especialistas, com períodos anuais de cio muito curtos para as fêmeas.
O panda gigante é uma espécie vulnerável, de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza, com menos de 2.000 espécimes restantes em seu habitat.
XING AG
MADRI