Araghchi será substituído por Ali Bageri, próximo ao novo presidente, o ultraconservador Ebrahim Raisi, acrescentou o Ministério das Relações Exteriores.
A Chancelaria não especificou se Bageri, antigo membro da equipe de negociação conhecido por sua recusa a fazer quaisquer concessões ao Ocidente, também será nomeado negociador-chefe para as questões nucleares.
Iniciadas em abril deste ano, em Viena, as discussões entre o Irã e as cinco potências que ainda fazem parte do acordo nuclear internacional se encontram paralisadas.
O objetivo desta tentativa de diálogo é conseguir convencer os Estados Unidos a voltarem para este pacto concluído em 2015. Os EUA abandonaram a iniciativa, de forma unilateral, durante o governo de Donald Trump.
Bageri, de 53 anos, também é considerado uma pessoa próxima ao supremo guia iraniano, Ali Khamenei. Em 2019, foi designado adjunto para assuntos internacionais da Autoridade Judicial por Raisi, que assumiu a presidência do Irã em agosto deste ano.
Raisi sucedeu ao moderado Hassan Rohani, artífice do acordo internacional que permitiu pôr fim a 12 anos de crise envolvendo a questão nuclear iraniana.
Baqeri criticou Rohani, repetidamente, por aceitar restrições ao programa nuclear do país e por permitir o acesso de "estrangeiros" às instalações iranianas.
audima