Um alerta feito pela Associação de Vulcões de Canárias, da Espanha, tem assustado brasileiros. O grupo emitiu sinal amarelo para o vulcão Cumbre Vieja, localizado na Ilha de La Palma, que sofreu com mais de 4.222 tremores nos últimos dias na região em que está localizado, no Parque Nacional Cumbre Vieja, e pode sofrer erupção. O problema é que um estudo divulgado pelo portal MetSul Meteorologia afirma que caso a erupção ocorra, as regiões Norte e Nordeste do Brasil serão atingidas por tsunamis.
De acordo com o estudo, publicado pela Universidade Federal do Paraná, a "erupção poderá desestabilizar a encosta da ilha" e "facilitará a ocorrência do movimento de massa" no oceano, o que causaria as tsunamis. No entanto, o oceanógrafo e professor da Universidade Federal da Bahia, Guilherme Lessa, explicou que a previsão de tsunamis tem chances mínimas de ocorrer.
"O drama é um vício da humanidade. Ainda é pequena a probabilidade de o evento ocorrer. É um alarde muito grande. Este cenário cataclísmico foi publicado há muito tempo e é algo extremamente hipotético, nenhum dos valores seria crível de aposta. Está sendo gerado um pânico sem necessidade", reprovou Guilherme em entrevista ao jornal baiano Metro1.
Leia Mais
Netflix quer fazer história no Emmy com "The Crown"San Sebastian abre seu festival de cinema com homenagem a Marion CotillardEspecialistas debatem sobre 3ª dose da vacina anticovid para americanosVídeos: vulcão Cumbre Vieja entra em erupção nas Ilhas Canárias; vejaVulcão Cumbre Vieja entra em erupção nas Ilhas Canárias'Dogfluencers': cachorros de Singapura são a nova tendência no InstagramO autor do estudo que viralizou na imprensa e nas redes. O geólogo Mauro Gustavo Reese Filho, concorda que estudos mais recentes afirmam que as possibilidades de ocorrer tsunamis "são remotas e longínquas", mas que é preciso cuidado. "O estabelecimento de sistemas de alarme possibilitam a evacuação de áreas é justificável quando se trata de vidas humanas", disse o geólogo ao Uol.
E se a tsunami ocorrer?
Caso a combinação de condições improváveis iniciadas pela erupção seja a necessária para criar uma tsunami, é possível, sim, que ela chegue ao Brasil. Mas, o oceanógrafo afirma que, caso isso ocorra, haverá tempo suficiente para saber como ela chegará e os governos dos estados poderão se programar para manter os moradores dos locais atingidos em segurança.
"O tempo que levaria para chegar à costa seria de até oito horas em Salvador. Isso é tempo suficiente para saber a forma da onda e emitir um alerta", conclui Guilherme.
Notícia gera memes nas redes sociais
Enquanto a notícia repercutia na internet, brasileiros fizeram o que fazem bem ao ver um sinal de crise: memes. Confira alguns: