O concurso fotográfico Nikon Small World, que premia anualmente as melhores imagens microscópicas, anunciou os vencedores deste ano.
A foto vencedora, publicada acima, foi tirada por Jason Kirk, do Baylor College of Medicine de Houston, nos EUA. Ele capturou os detalhes de uma folha de carvalho (Quercus virginiana) — com seus tricomas (estruturas brancas), que protegem a folha das intempéries e dos insetos, estômatos (poros roxos), responsáveis pelo fluxo de gases, e vasos (turquesa), que transportam a água pela folha.
A seguir, confira as demais imagens premiadas na 47ª edição do concurso, que contou com quase 1900 inscritos de 88 países.
O segundo lugar ficou com Esmeralda Paric e Holly Stefe, do Centro de Pesquisa de Demência da Universidade Macquarie, na Austrália %u2014 elas registraram um dispositivo microfluídico com 300 mil neurônios em rede em duas populações isoladas (foto: Esmeralda Paric e Holly Stefen)
A terceira colocada no concurso revela a pata traseira, a garra e traqueia respiratória de um piolho de porco (Haematopinus suis) %u2014 foi capturada por Frank Reiser, do Nassau Community College, de Nova York, nos EUA (foto: Frank Reiser)
Paula Diaz, quarta colocada, tirou esta foto de um neurônio sensorial de um embrião de rato na Pontifícia Universidade Católica do Chile (foto: Paula Diaz)
Você nunca mais vai olhar para uma mosca da mesma maneira %u2014 esta é a probóscide (espécie de 'tromba' que o inseto usa) de uma mosca (Musca domestica), capturada por Oliver Dum na Alemanha (foto: Oliver Dum)
Não, esta não é uma estranha floresta congelada de conto de fadas %u2014 é o interior do cérebro de um rato! A imagem superdetalhada da rede vascular do córtex somatossensorial de um rato adulto foi tirada por Andrea Tedeschi, da Universidade do Estado de Ohio, nos EUA (foto: Andrea Tedeschi)
Esta é a cabeça de um carrapato, registrada por Tong Zhang e Paul Sknownley, da Universidade do Estado de Ohio. Você pode ver seu aparelho bucal que é capaz de sugar o sangue de animais e humanos %u2014 às vezes, durante dias (foto: Tong Zhang e Dr. Paul Stoodley)
Esta curiosa estrutura oval verde e rosa é, na verdade, o corte transversal do intestino de um camundongo %u2014 de autoria de Amy Engevik, da Universidade Médica da Carolina do Sul, nos EUA (foto: Amy Engevik)
Que tal esta pulga-de-água (ou dáfnia), carregando embriões? A foto é de Jan van IJken, de Amsterdã (foto: Jan van IJken)
Esta bela imagem revela as veias e escamas delicadas de uma asa de borboleta (Morpho didius) %u2014 mas não se deixe enganar pelo amarelo, trata-se de uma borboleta azul. O autor é Sebastien Malo, da França (foto: Sébastien Malo)
Parece uma criatura do fundo do mar, mas é, na verdade, um organoide mamário, que mostra células contráteis mioepiteliais (em azul) e células secretoras (em vermelho) %u2014 a imagem foi feita por Jakub Sumbal, da Universidade Masaryk, na República Tcheca (foto: Jakub Sumbal)
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!