Acompanhadas por dezenas de ciclistas, as jovens foram com os cabelos soltos ao Monumento à Revolução, no centro da capital, para um passeio em sua homenagem organizado por autoridades locais e batizado de "O México as abraça".
"Queremos agradecer ao México por nos dar tantas facilidades", disse à AFP uma das integrantes da equipe de pesquisa, cujo nome foi omitido por motivos de segurança.
O grupo, formado por cinco jovens, foi o primeiro a chegar ao México depois que os talibãs retomaram o poder no Afeganistão, em meados de agosto. No total, o México recebeu 391 afegãos, a maioria comunicadores e suas famílias.
Depois de receberem uma breve homenagem, três das jovens subiram em suas bicicletas e avançaram até o emblemático Anjo da Independência. A outra fez o trajeto de bicitáxi, serviço de transporte informal feito por triciclos.
Em seguida, elas retornaram ao monumento entre as centenas de ciclistas que frequentam o turístico Paseo de la Reforma, fechado ao trânsito de veículos para a tradicional pedalada dominical.
audima