Jornal Estado de Minas

BOGOTÁ

Dissidentes do acordo de paz das Farc na Colômbia são mortos em operação militar

Dez guerrilheiros morreram em uma operação militar contra um dos principais grupos de dissidentes do acordo de paz com a ex-guerrilha das Farc na Colômbia, informou um comando militar nesta segunda-feira (27).



"Temos parcialmente a morte, durante operações militares, de 10 bandidos" de uma dissidência comandada por "Mono Ferley", disse Luis Fernando Navarro, comandante das forças militares, em mensagem divulgada à imprensa.

Mono Ferley é um dos homens de confiança de "Iván Mordisco", que autoridades identificam como um dos cabeças dos guerrilheiros das Farc que não depuseram as armas. Navarro não informou onde ocorreu a operação.

Sem um comando unificado, cerca de 2.500 combatentes que não aderiram ao acordo de paz de 2016 continuam operando ilegalmente com o financiamento do tráfico de drogas, da mineração ilegal e da extorsão, segundo a inteligência colombiana. Embora a maior parte das Farc tenha se desmobilizado - cerca de 7.000 mulheres e homens -, dissidências mantêm a violência em várias regiões.

Segundo o Exército, Iván Mordiscos aliou-se a "Gentil Darte", principal comandante dissidente, para colocar em prática um plano chamado "Refundação Farc-EP".

audima