Jornal Estado de Minas

OTTAWA

Últimos mineiros da Vale bloqueados no Canadá retornam ilesos à superfície

Os últimos dos 39 mineiros presos no subsolo por quase três dias no leste do Canadá foram trazidos à superfície na manhã desta quarta-feira(29) e recebidos por parentes, disseram as autoridades.



Em nota, a mineradora brasileira Vale, exploradora da jazida, parabenizou as equipes de resgate por "levar(os) 39 funcionários para casa com segurança".

"Esta foi uma notícia fantástica que veio de circunstâncias muito difíceis", disse o CEO da empresa Eduardo Bartolomeo, que se reuniu com mineiros e equipes de resgate em Sudbury, Ontário.

O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, também tuitou que os 39 "foram resgatados com sucesso da mina Totten."

"Estamos todos muito aliviados por eles estarem seguros na superfície e ilesos", disse ele.

Shawn Rideout, do Ontario Mine Rescue, que liderou a operação, disse à emissora pública CBC que o último dos quatro mineiros retornou à superfície às 04h45 desta quarta-feira(horário local).

"Eles foram recebidos por suas esposas e filhos. Foram abraços e beijos e muitas lágrimas", disse ele.

Os mineiros ficaram presos na tarde de domingo depois que um acidente danificou seu sistema de transporte, bloqueando o acesso à saída principal da mina.



A Vale afirmou que uma caçamba pesada se desprendeu e colidiu com o sistema de transporte no domingo, tornando-o inutilizável.

Rideout explicou que o resgate foi "um processo lento", usando cordas e escadas que ajudaram os mineiros a subir por uma saída secundária.

"É uma profundidade considerável: 3.000 pés (cerca de 1.000 metros) é um longo caminho. É por isso que está demorando tanto", disse a empresa na terça-feira.

Após concluir a operação de resgate, ele especificou que "os 39 (mineiros) subiram por conta própria", com a ajuda de socorristas.

Kyle Arcand, um dos resgatados, disse à CBC no caminho para casa que ele e seus companheiros sofreram "muita ansiedade".

"Você não sabe exatamente quando vai embora, por quanto tempo vai ficar lá."

Todas as operações da mina Totten em Sudbury, Ontário, que emprega 200 pessoas, foram paralisadas desde domingo, e a Vale afirma que fará uma avaliação antes de retomar a produção.

A mina foi fechada em 1972, mas a empresa brasileira a reabriu em 2014. Nos primeiros seis meses de 2021, cerca de 3.600 toneladas de níquel refinado foram extraídas do local.

audima