Jornal Estado de Minas

TÓQUIO

Região japonesa quer evitar ataques de ursos em ritmo de rock

"Você acha que os filhotes de urso são fofos? Afaste esse pensamento inocente!". Com frases ao ritmo de "rock & roll", uma região do norte do Japão tenta conscientizar seus habitantes para o perigo de um ataque de urso.



O aumento de avistamentos destes animais na localidade rural de Iwate levou suas autoridades a encomendar a composição de uma música que será tocada em shopping centers e postos de gasolina em seu território até 31 de outubro.

"Perto do filhote está o pai e, de repente, ele vai te atacar. Ele ruge, ruge, ruge, ruge, ruge, ruge... De repente, ele vai te atacar", continua a letra, ao som de guitarras e bateria.

As autoridades acreditam que, com esta canção, composta por um casal de roqueiros que moram na região, os habitantes aprenderão como se manter a salvo, ao se depararem com este animal.

Seus autores incluem conselhos como "nunca se vire e comece a correr", ou "tentar se fingir de morto não funciona".

Em 2020, mais de 3.300 ursos foram vistos em Iwate, contra apenas 700 em 2017. Esses animais são comuns no Japão e costumam causar caçadas frenéticas, quando entram nos povoados, onde atacaram, ou já mataram moradores.

audima