Jornal Estado de Minas

MOSCOU

Polícia russa revista residência de fundador de veículo investigativo

As forças de segurança russas revistaram, nesta quinta-feira (30), a casa do fundador e editor-chefe do site investigativo The Insider, designado como "agente estrangeiro" pela Justiça - informou o próprio veículo.



De acordo com The Insider e com a ONG especializada OVD Info, essas operações de busca e apreensão acontecem desde a manhã desta quinta-feira na residência de Roman Dobrokhotov - onde estão sua mulher e filhos - e, ao mesmo tempo, no apartamento de seus pais.

"As buscas são feitas com base em acusações de cruzamento ilegal da fronteira. Mais uma vez, levam todos os telefones e computadores", tuitou o jornalista, de 38 anos.

Segundo o jornal RBK, há um processo criminal em curso contra Roman Dobrokhotov pela travessia ilegal, entre 31 de julho e 1º de agosto de 2021, da fronteira entre a Rússia e a região ucraniana de Lugansk.

Em julho, o site de Dobrokhotov, The Insider, foi declarado "agente estrangeiro" pela Justiça russa, uma polêmica classificação que sujeita o veículo a complicados procedimentos administrativos e obriga-o a indicar este "status" em todas as suas publicações.

Em julho, a casa de Dobrokhotov e de seus pais já haviam sido revistadas por um caso de "difamação", envolvendo um jornalista holandês. A polícia confiscou seu passaporte.

Conhecido por suas matérias investigativas sobre o poder, The Insider fez revelações sobre os supostos envenenamentos dos opositores russos Alexei Navalny e Vladimir Kara Murza, e também do escritor Dmitri Bikov.

Twitter



audima