Um homem de 29 anos morreu e um de seus cúmplices ficou gravemente ferido quando uma tentativa fracassou em Utrecht, na Holanda, afirmaram a Europol e a Eurojust.
No total, nove pessoas foram presas, três delas na terça-feira, após 18 meses de vigilância sobre a quadrilha que explodiu pelo menos 15 caixas na Alemanha e conseguiu sacar 2,15 milhões de euros (mais de 13 milhões de reais), segundo a nota.
"Os criminosos filmaram seus tutoriais em vídeo e então divulgavam para outros" criminosos, disse um porta-voz da Europol à AFP.
"O principal suspeito, um homem de 29 anos, se explodiu (acidentalmente) durante as filmagens de um vídeo tutorial", em setembro de 2020, e "seu cúmplice, um indivíduo de 24 anos, foi gravemente ferido e preso" na mesma ocasião, acrescentou.
A busca pelos cúmplices começou depois que a polícia em Osnabrück, Alemanha, detectou "pedidos suspeitos" de caixas eletrônicos de uma empresa alemã, observaram a Europol e a Eurojust.
A investigação levou a polícia a Utrecht, na Holanda, onde os suspeitos, com idades entre 29 e 24 anos, dirigem uma espécie de centro de treinamento nesta especialidade criminal.
audima