Uma imagem de George Floyd , localizada na Union Square, em Nova York , Estados Unidos, foi alvo de vandalismo na manhã do último domingo (3/10). O ato foi flagrado por câmeras de segurança.
Nas imagens, é possível ver um homem com uma mochila preta jogando tinta cinza no rosto e na base do busto erguido em homenagem ao afro-americano de 46 anos asfixiado e morto por um policial branco.
Ainda não se sabe quem é o responsável pelo ato. A Força-Tarefa de Crimes de Ódio do Departamento de Polícia de NY abriu uma investigação para identificar os possíveis autores. No mesmo dia, um grupo de voluntários se reuniu para realizar o processo de restauração.
Em um comunicado divulgado juntamente com a Fundação We Are Floyd, organização sem fins lucrativos, Terrence Floyd, irmão de George, lamentou o episódio: "É extremamente decepcionante como as estátuas foram desfiguradas em tão pouco tempo, e isso apenas mostra o quão longe ainda temos que ir para alcançar nosso objetivo de unidade".
Além da estátua, a instalação homenageia outros ícones do movimento negro, como John Lewis, congressista conhecido na luta pelos direitos civis dos negros e Breonna Taylor, jovem negra que também foi morta durante ação policial em março, no estado americano de Kentucky.