Jornal Estado de Minas

MUMBAI

Índia vende Air India ao conglomerado Tata

O governo indiano decidiu vender a companhia aérea Air India, fortemente endividada, ao conglomerado Tata por 180 bilhões de rupias (2,4 bilhões de dólares), anunciou o ministério da Fazenda nesta sexta-feira (8).



Tuhin Kanta Pandey, chefe do Departamento de Privatização do governo, disse que a Talace Pvt Ltd, uma filial do conglomerado Tata, ganhou a licitação para a compra da companhia aérea.

"A transação deveria ser concluída no final de dezembro de 2021", afirmou.

O conglomerado Tata, que abrange do chá ao aço, fundou a companhia aérea sob o nome de Tata Air em 1932, antes que fossa estatizada nos anos 1950.

Nos anos noventa, diante da concorrência das companhias aéreas do Golfo e do baixo custo em rotas nacionais e internacionais, a Air India começou a acumular enormes prejuízos e dívidas.

Os sucessivos governos indianos tentaram privatizar a empresa, mas suas dívidas e a insistência de Nova Délhi em manter uma participação desestimularam os possíveis compradores.

No ano passado, o governo do primeiro-ministro Narendra Modi, que buscava se desfazer dos ativos públicos, decidiu aceitar ofertas para toda a empresa, retendo uma parte da dívida.

Singapore Airlines

AIRASIA BHD

audima