O investimento de dez anos faz parte de um projeto anunciado no mês passado pela montadora japonesa para destinar 1,5 trilhão de ienes (US$ 13,1 bilhões) para o desenvolvimento e o fornecimento de baterias para veículos elétricos. Ao mesmo tempo, busca meios para que sua produção atinja emissão líquida de dióxido de carbono igual a zero.
"O compromisso da Toyota com a eletrificação consiste em alcançar a sustentabilidade de longo prazo para o meio ambiente, empregos e consumidores americanos", afirmou o diretor-executivo da Toyota Motor North America, Ted Ogawa.
A empresa não deu detalhes, como local e capacidade de produção, mas indicou que vai estabelecer uma nova empresa para o projeto americano.
Em junho, a Toyota anunciou que tinha como objetivo tornar sua produção neutra em carbono até 2035, antecipando, assim, a data previamente marcada de até 2050.
A Toyota é pioneira em veículos híbridos e em carros que usam combustível de hidrogênio. Também está intensificando o desenvolvimento de carros elétricos movidos a bateria.
No ano passado, o então primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, definiu a data-limite de 2050 para que a terceira maior economia do mundo se torne carbono zero, o que reafirmou, de maneira significativa, os compromissos de Tóquio com o combate à mudança climática.
O Japão luta para reduzir as emissões de carbono desde que fechou seus reatores nucleares, após o acidente de 2011, na usina de Fukushima.
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