A revista Oldie, que pretende ser uma alternativa "despreocupada" a uma imprensa "obcecada por juventude e celebridade", anunciou que havia proposto ao Palácio de Buckingham conceder o "Oldie of the Year" ("Velho do Ano") à soberana, que está no trono há quase sete décadas.
Na terça-feira, publicou a carta de rejeição enviada em 21 de agosto do Castelo de Balmoral, na Escócia, onde a Rainha passa os verões, e assinada por seu vice-secretário particular, Tom Laing-Baker.
"Sua Majestade acredita que você tem a idade que sente e, portanto, não acredita que preencha os critérios para receber o prêmio", explicou.
Depois de passar sucessivos confinamentos no Castelo de Windsor, cerca de 40 km a oeste de Londres, e apesar das especulações de que poderia ser menos vista em público após a morte em abril de seu marido Phillip, Elizabeth II assumiu vários compromissos recentemente.
Ela foi vista andando em público com uma bengala na semana passada, a primeira vez que isso aconteceu desde 2004.
Phillip, que faleceu em abril um mês após completar 100 anos, recebeu o prêmio "Oldie" em 2011, aos 90 anos.
"Não há nada para o moral como ser lembrado de que os anos passam e a velha carcaça começa a desmoronar", escreveu o duque de Edimburgo, conhecido por seu humor às vezes pouco diplomático, em sua carta de agradecimento. "Mas é bom que eles se lembrem de você", acrescentou.
audima