Os detalhes do acordo foram fechados hoje, durante una videochamada entre o premiê britânico, Boris Johnson, e a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou o Ministério de Comércio do Reino Unido em nota.
"É um excelente acordo comercial para o Reino Unido, que fortalece a nossa amizade longeva com a Nova Zelândia e nossos vínculos com a região do Indo-Pacífico", destacou Johnson, citado no comunicado.
Londres espera que o acordo lhe abra as portas para o tratado de livre comercio transpacífico (CPTPP), "uma zona de livre comércio que une 11 nações, com um PIB de 8,4 trilhões de dólares, segundo o comunicado do Executivo.
Firmado por Nova Zelândia, Austrália, Canadá e Japão, o CPTPP é o tratado de livre comércio mais importante da região. As autoridades britânicas, por sua vez, pediram para fazer parte do acordo em fevereiro deste ano.
Depois do Brexit, Londres alcançou acordos comerciais com União Europeia, Japão e Austrália, e também com alguns países europeus que não são parte da UE, como Noruega, Islândia e Liechtenstein.
audima