Com as novas normas da App Store, os desenvolvedores podem contactar a partir de agora os consumidores diretamente sobre métodos de pagamento alternativos, sem passar pela comissão da Apple de 15% ou 30%.
Também poderão solicitar aos usuários informações básicas, como nomes e e-mails, "desde que o pedido seja opcional", informou a fabricante do iPhone.
A Apple propôs as mudanças em agosto, em um acordo legal com pequenos desenvolvedores de aplicativos.
Mas é pouco provável que a concessão agrade empresas como a Epic Games, que criou o "Fortnite", com a qual a Apple mantém uma longa disputa por sua política de pagamentos.
A Epic iniciou um processo com o objetivo de romper o controle da Apple na App Store, acusando a gigante americana de operar um monopólio em sua loja de bens e serviços digitais.
Em setembro, um juiz ordenou que a Apple flexibilizasse o controle das opções de pagamento da App Store, mas considerou que a Epic não conseguiu provar as violações à lei antimonopólio.
As duas partes apresentaram recursos de apelação.
Para a Epic e outros desenvolvedores, a capacidade de redirecionar os clientes para um método de pagamento fora do aplicativo não é suficiente: desejam que os jogadores possam pagar diretamente, sem a necessidade de sair do jogo.
A Apple também enfrenta investigações nos Estados Unidos e Europa por acusações de abuso de posição dominante.
APPLE INC.
SAN FRANCISCO