"Vamos flexibilizar o uso de máscaras em espaços abertos, e isso é motivo de celebração. Mais de um ano e meio após o decreto de calamidade pública em função da pandemia, esta medida representa uma importante vitória para todos", publicou Castro em sua conta no Twitter.
A máscara só será obrigatória em locais públicos com ambientes fechados, graças ao avanço da vacinação e também pelo baixo índice de transmissão em todo o Rio de Janeiro", acrescentou o governador.
Na capital, de 6,7 milhões de habitantes, será permitida a reabertura de casas noturnas e de show com 50% de sua capacidade.
Desde setembro, a prefeitura do Rio exige um comprovante de vacinação para a entrada em alguns lugares, como pontos turísticos, academias e cinemas, mas não em bares e restaurantes.
Mais de 68.000 pessoas morreram de Covid no estado do Rio de Janeiro, que apresenta uma taxa de mortalidade de 394 a cada 100.000 habitantes, superior à média nacional, de 288. O número diário de mortos despencou nas últimas semanas devido ao avanço da imunização no estado, de 17,4 milhões de habitantes. Mais de 65% das pessoas estão totalmente vacinadas na cidade do Rio.
Twitter
audima