As discussões continuarão esta semana entre a França, o Reino Unido e a Comissão Europeia, informou Macron paralelamente à reunião de cúpula da COP26, em Glasgow, descartando uma represália imediata. "Não iremos impor sanções enquanto estamos negociando".
Londres comemorou o anúncio de Macron. O ministro do Brexit, David Frost, disse que aceitou o convite do secretário de Estado da França para Assuntos Europeus, Clement Beaune, para uma reunião. "Aguardo nossa conversa na próxima quinta-feira em Paris", tuitou.
A França havia anunciado que submeteria as importações britânicas a controles mais rígidos a partir desta terça-feira, em resposta à disputa pesqueira, que se agravou desde a entrada em vigor do Brexit, no começo do ano.
"Saudamos o anúncio do governo francês de não aplicar suas medidas", declarou o governo britânico. "Como temos dito, estamos prontos para dar prosseguimento às discussões intensas sobre a pesca."
A França acusa o Reino Unido de conceder licenças pós-Brexit insuficientes a seus pescadores, e havia prometido fechar seus portos aos navios de pesca britânicos a partir de hoje e apertar o controle sobre os caminhões. Antes da cúpula do G20, a tensão aumentou ainda mais com a ameaça de Londres de aplicar "controles rigorosos" aos navios europeus em suas águas se Paris aplicasse represálias.
Publicidade
GLASGOW
França dá mais tempo ao Reino Unido em disputa sobre pesca
Publicidade
