Em uma primeira avaliação, um especialista determinou que o autor do ataque, um refugiado político sírio de 27 anos que chegou ao país em 2014, sofre de "esquizofrenia delirante e paranoica" e uma forte alteração de responsabilidade, disse Gerhard Neuhof, promotor de Nurembergue-Furth, encarregado do caso.
O jovem declarou que se sentia perseguido por policiais que supostamente o vigiavam e tentavam enlouquecê-lo, o promotor esclareceu que ele não era alvo de nenhuma medida policial em particular.
O agressor foi internado e aguarda novos exames.
"Não há nenhum elemento que aponte na direção de uma motivação islâmica", disse Sabine Nagel, chefe da polícia local.
A polícia foi alertada por volta das 08:00 GMT (5 h da manhã em Brasília) sobre um ataque com faca em um trem de alta velocidade ICE viajando entre a Baviera e Hamburgo com cerca de 300 passageiros a bordo.
Depois do ataque, o trem de alta velocidade ficou parado na estação de Seubersdorf, no sul do país, e um grande dispositivo policial foi mobilizado.
As autoridades alemãs estão especialmente vigilantes à ameaça islamista, sobretudo, desde dezembro de 2016. Neste mês, um atentado com um caminhão, reivindicado pelo grupo Estado Islâmico, deixou 12 mortos. Foi o mais letal ataque jihadista em solo alemão.
Desde 2000, as autoridades alemãs frustraram 23 dessas tentativas.
BERLIM